sábado, 12 de março de 2011

Almofada do bem.

Olá companheiros, gostaria de me desculpar por ter estado ausente do blog por dois dias, irei me esforçar para que isso não se repita. Hoje vou falar um pouco sobre airbags.
Até alguns anos atrás, poucos carros feitos no Brasil eram equipados com airbags, espécie de almofada localizada dentro do volante e no porta-luvas que inflam quando o carro bate, evitando que o motorista e o passageiro do banco dianteiro sejam projetados contra o vidro, devido à rápida desaceleração do carro. Hoje, a situação mudou e boa parte dos veículos não populares já sai de fábrica com esse dispositivo, que se tornará obrigatório no país dentro de três anos.
O equipamento, complementar ao cinto de segurança, fornece uma proteção adicional aos ocupantes, reduzindo o risco de ferimentos na cabeça e na parte superior do corpo. Ele funciona da seguinte forma: sensores eletrônicos ligados ao sistema de aceleração detectam quando há uma brusca "desaceleração" do carro, como em uma colisão. Os airbags são progamados para inflar quando ocorre uma colisão equivalente a uma batida contra um muro de tijolos a uma velocidade a partir de 15 km/h.
Quando isso acotece acontece é enviada uma informação para as capsulas geradoras de gás localizadas no volante e no porta-luvas, que são acionadas e fazem a bolsa inflar, graças ao gás nitrogênio(N2) gerado por meio de uma reação química. Nesse mesmo momento, as capas protetoras do volante e do porta-luvas se rompem, abrindo passagem para a bolsa inflável.
Com o impacto do carro, motorista e passageiro são lançados para frente - pois estão sujeitos às leis de Newton, como a lei da Inércia, batem no colchão de ar e voltam para a posição original. Todo o processo acontece muito rapidamente. O airbag é inflado em cerca de 30 milissegundos (0,03 s), mais rápido do que um piscar de olho, que leva por volta de 100 milissegundos.

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