Saudações blogueiros, é com muita alegria que inicio esse trabalho rumo a um esclarecimento científico, meu e de vocês.
Para começarmos com o pé direito vou falar sobre o mais brilhante cientista do século 20: Albert Einstein.
Einstein nasceu em Ulm, Alemanha, em 1879, mas no ano seguinte sua família se mudou para Munique, onde seu pai abriu uma empresa no ramo elétrico. Em 1894 os negócios de seu pai fracassaram e sua família foi morar em Milão, mas Einstein continuou na Alemanha para concluir seus estudos. Entretanto ele não se adaptou ao autoritarismo da escola e, após alguns meses, juntou-se a sua família na Itália. Mais tarde ele completou sua educação em Zurique, Suiça, graduando-se pela renomada Escola Politécnica Federal (EHT), porém sua natureza inquisidora e sua aversão à autoridade não o tornaram bem visto pelos professores da EHT e nenhum deles lhe ofereceu um cargo de assistente, caminho natural para seguir carreira acadêmica na época.
Só dois anos depois Einstein conseguiu uma vaga no departamento suiço de patentes, uma pessoa normal teria passado o resto de sua vida nesse emprego sem fazer nada da vida, mas nós estamos falado de um dos maiores gênios da história da humanidade! Em 1905, ainda trabalhando no departamento de patentes ele publicou três artigos que revolucionaram no conceito de tempo, espaço e da própria realidade. não foi por acaso que 2005 foi considerado o ano internacional da Física.
Depois disso Einstein foi disputado por várias universidades na Europa e nos EUA . Ele preferiu ficar em Berlim por que sua mulher se recusa a sair da Alemanha. Nos anos seguintes ele trabalhou com os melhores cientistas da época para provar suas teorias, o que não era nada fácil, toda semana semana ele recebia duas ou três cartas de colegas afirmando que ele era louco e que sua teoria da relatividade era um desatino. Em 1921 Einstein ganhou o prêmio Nobel de Física por explicar corretamente o efeito fotoelétrico (futuramente irei explicar essas teorias detalhadamente). Todavia a teoria mais polêmicoa de Einstein sem dúvida foi a relação entre massa e energia, a tradução matemática dessa teoria é a mais famosa fórmula da ciência: E=mc². Foi aí que começou a pesquisa nuclear, que como todos sabem culminou no covarde ataque nucler dos EUA as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Mas por favor, não comentam o grave erro de culpar Einstein pelas armas nucleares, é o mesmo que culpar Newton pela queda de aviões.
Qaundo os nazistas subiram ao poder na Alemanha Einstein renunciou a sua cidadania alemã e foi morar definitivaente nos EUA. Ele passou os anos da segunda grande guerra solteiro, talvez por isso tenham sido os anos mais produtivos de sua carreira, quando ele conseguiu finalmente provar sua teoria da relatividade restrita, mostrando ser, definitivaente, o maior cientista de todos os tempos.
Após o término da guerra Einstein trabalhou em uma teoria ainda mais incrível do que todas as suas anteriores: uma teoria que unificasse as quatro grandes forças do universo(em breve irei postarei um documentário que explica isso de maneira perfeita), mas infelizmente ele não teve tempo, em Princeton, Nova Jersey, no ano de 1955, Albert Einstein faleceu aos 76 anos, mas suas ideias serão eternas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário