quarta-feira, 9 de março de 2011

Pingos de chuva

Olá, espero que tenham gostado do meu "post" sobre a vida de Einstein, vale lembrar que aquilo é um só um pequeno resumo, disponibilizarei informações mais detalhadas em outras oportunidades. Hoje vamos explicar (para entender essa explicação é necessário ter um bom conhecimento sobre vetores e referencial) um fenômeno do nosso cotidiano que a maioria de vocês já deve ter notado, quando está chovendo e estamos em um veículo (um carro, ônibus, trem, etc...) vemos pingos de chuva caírem inclinados, mas quando o veículo para os vemos cair perpendicularmente ao chão, por que isso aconteçe?
Simples, ao cair os pingos têm uma velocidade com direção vertical e sentido de cima para baixo, quardem essa informação, agora nos concentremos no veículo, perceba que quando você está dentro do referido veículo a distância entre você e ele não se altera, ou seja, você esta em repouso em relação ao veículo, você e todos os objetos dentro do mesmo. Agora imagine que existe um objeto parado fora do veículo, um poste por exemplo, se o veículo estiver em movimento a distância entre você e o poste está mudando, o que significa que o poste está em movimento em relação a você, se o veículo estiver se aproximando do poste você o verá se aproximando de você, o que quer dizer que no seu referencial o poste tem uma velocidade com direção na horizontal e sentido oposto ao do movimento do veículo, mas isso vale para qualquer corpo fora do veículo, inclusive para os pingos de chuva.
Recapitulando, os pingos têm uma velocidade na vertical e outra na horizontal, essas duas velocidades vão se somar (vetorialmente) originando uma velocidade com direção inclinada, é essa velocidade que perbemos e é por isso que vemos os pingos caindo dessa forma.



Vou deixar uma ótima dica para vocês, existe uma série de comédia com a qual se aprende ciência sem nem perceber, ela é hilária, vale a pena conferir. Chama-se The Big Bang Theory, abaixo tem o link de download, espero que gostem.

http://www.vmseries.com/serie/series-atuais/the-big-bang-theory

Nenhum comentário:

Postar um comentário